quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pré-análise: Grupos G e H

Quando os grupos foram sorteados, fiz uma análise do que poderia acontecer. Agora nas margens da Copa, vou tentar me aprofundar um pouco.

A sensação europeia Bélgica se tornou um cabeça-de-chave surpreendente por conta de novos critério da Fifa (não me pergunte quais). Parece que o time é forte mesmo: Hazard, Fellaini, Lukaku, Mirallas, Kompany, Vermaelen e Van Buyten são estrelas. Vai dar o que falar.

A Argélia já conhece os caminhos de uma Copa do Mundo, mas seu objetivo único é passar de fase. O calor brasileiro pode até dar alguma vantagem aos argelinos, mas estar no evento já é um prêmio. Acredito que a ideia seja vencer a Coréia e fazer de tudo para tirar pontos de Bélgica e Rússia.

A Rússia é a força mais conhecida do grupo, porém, nunca foi uma potência porque o campeonato russo tem mais estrangeiro do que nativo. A seleção só tem jogador que joga em casa! Volta e meia aparece um craque russo, mas nunca uma seleção que faça diferença. Por ser o próximo país-sede (2018) e ter desbancado Portugal nas eliminatórias, deve vir pra mostrar tudo que tem. Afinal, nunca passou da fase de grupos e agora tem a sua primeira chance!

Em 2002, a Coréia chegou ao impressionante 4º lugar como um dos países-sede e fez a segunda melhor campanha das eliminatórias. Por essas razões, é sempre considerada uma força asiática. Mas não é. Talvez sua resiliência seja sua maior arma. Sua estratégia deve ser igual à da Argélia, mas com um pouco mais de confiança. O atacante Park, do Arsenal, é a estrela.

A segunda rodada deste grupo deve ser a mais emocionante, pois teremos os rivais europeus se enfrentando para saber quem sai em primeiro do grupo, enquanto argelinos e coreanos tentaram sua vitória. Acredito que a última rodada será para cumprir tabela, mas, se os europeus empatarem entre si, a coisa vai esquentar porque quem sair em segundo lugar no grupo deve pegar a toda poderosa Alemanha do grupo G.

Mesmo tendo a Alemanha como favorita para vencer a Copa, o Grupo G é muito, muito perigoso. Uma vaga desse grupo é alemã, já a outra...

A Alemanha é estrelada. Todos os seus jogadores são craques conhecidos em todos os times da Europa, mas mantem a base do poderoso Bayern de Munique e mostra um futebol impressionante e renovado. Na Copa passada estava fadada ao título com um chocolate de 4 a 0 na Argentina, porém cruzou o caminho da vencedora Espanha. Dessa vez, veio pra ganhar. E com um manto rubro-negro pra me fazer torcer a favor!

Portugal vem com tudo porque não dá mais pra viver de Eusébio ou de um vice da Eurocopa. Cristiano Ronaldo quer chegar ainda mais longe (mesmo contundido) e vai incentivar seus colegas a acertarem as pequenas falhas da seleção que os levaram à repescagem. Com baixo potencial de renovação, já está mesmo na hora de mostrar que o futebol português tem algo a oferecer.

Acontece que Gana está nesse grupo e os africanos tem mostrado o melhor futebol de seu continente nos últimos anos. Em 2002 fizeram o melhor jogo da Copa contra a Suécia; em 2006 saíram nas oitavas contra o Brasil; e, em 2010, fizeram novamente o melhor jogo da Copa, contra o Uruguai em um 2 a 2 que a eliminou nos pênaltis. Gana vem sempre com um futebol forte, veloz e tático que surpreende os adversários (Asamoah, Gyan, Boateng, Muntari e Essien estarão de novo). Não dá pra escapar do trocadilho: Gana vem com gana pra pegar a vaga.

Acontece que nesse grupo também estão os EUA. Aí você vai dizer que estou doido, mas os americanos tem mostrado evolução em seu futebol e até desbancaram a poderosa Inglaterra na última Copa como primeiros do grupo. É o azarão, mas tenho a impressão que vai vender caro essa posição.

Esse grupo tem uma peculiaridade: tiveram confrontos em 2010! Alemanha venceu Gana por 1 a 0 na fase de grupos e Gana tirou os EUA por 2 a 1 nas oitavas. A primeira rodada já será eletrizante porque Portugal enfrenta a poderosa Alemanha (provavelmente um jogo fechado, pois o empate não deve ser de todo ruim para ambos) e Gana e EUA se enfrentam com todas as forças. A estratégia para as rodadas seguintes vai depender dos resultados, mas a tendência é uma terceira rodada emocionante com a disputa para a segunda vaga entre Portugal e Gana.

Grupos G e H se cruzam nas oitavas-de-final. Nessa pré-análise, chutaria vitória europeia em ambos: Alemanha e Portugal no G, Bélgica e Rússia no H, nessa ordem. Isso daria Alemanha X Rússia e Bélgica X Portugal. Ainda tenho os alemães como vitoriosos, mas já não sei prever um resultado entre belgas e portugueses. Apesar disso, creio que Portugal é quem tem a vaga mais difícil, porque acho que Gana vai brigar muito pra passar de fase. E, se der Gana, também não faço ideia como pensar em um resultado contra os belgas. Na verdade, porque (confesso) ainda não sei como analisar o futebol belga.

Nenhum comentário: