sábado, 7 de junho de 2014

Pré-análise: Grupos E e F

A Argentina pegou uma baba! E saibam que nem só de Messi vive a seleção argentina, que tem Agüero, Higuaín, Lavezi e Di Maria, entre outros excelentes jogadores. Só que esse caminho fácil na primeira fase pode atrapalhar a concentração para a fase seguinte (até porque a defesa ainda causa desconfiança). Se mantiverem o ritmo, é favorita para chegar na final mesmo tendo um possível encontro com Portugal no caminho (aliás... já imaginaram? Messi vs. Cristiano Ronaldo na Copa?).

O que dizer da estreante Bósnia? Já chegou na Copa. Tá bom, né? Pelo menos teremos a chance de ver o bom atacante Džeko (do Manchester City) em ação (que fez os dois gols da vitória contra Costa do Marfim em um amistoso, hein!). Do Irã pouco tenho a falar porque não sei muito sobre a seleção iraniana, mas acredito que deva fazer um jogo duro com os bósnios, pra ver qual dos dois ganha pelo menos uma no grupo (acredito nos bósnios).

A Nigéria passou a ser respeitada na Copa de 94. Depois ganhou a Olimpíada de 1996 em cima do Brasil e se destacou no cenário internacional (quem não se lembra do Kanu?). Teve alguma dificuldade na Copa Africana de Nações do ano passado, mas chega como a segunda seleção favorita desse grupelho. Já enfrentou a Argentina em outras Copas e não temeu. Vai querer o primeiro lugar do grupo e, pra isso, deve distribuir muita pancadaria nos hermanos na última rodada.

Não tem como Argentina e Nigéria ficarem para trás. Nem uma zebra (iraniana?).

Já o Grupo E tem muitas variáveis. A Suíça é outro cabeça-de-chave surpreendente que alçou voo ao vencer o Brasil em um amistoso por 1 a 0. A consistência do ferrolho suíço garante uma certa confiança para a seleção e gera dúvidas sobre o que ela é capaz de fazer.

Por causa disso (e do calor) até acredito mais no Equador do que nos suíços. A clima sulamericano pode dar alguma vantagem, transformando logo o primeiro jogo contra a Suíça na grande decisão para ambos. Um empate nesse jogo transformará a França no grande adversário que já é (ou não?).

A França como sempre entra como uma das favoritas, afinal. Tem jogadores excelentes (Benzema, Giroud, Sissoko, Sagna, Evra e o bom goleiro Lloris), mas não tem feito boas apresentações internacionais. Foi pra repescagem nas eliminatórias europeias e tomou um susto no primeiro jogo ao perder por 2 a 0 da Ucrânia! O corte do craque Ribéry é significativo. E isso traz mais dúvidas ao grupo. Só Honduras é certa: veio à passeio. Mesmo com alguns jogadores atuando no futebol inglês, a convocação hondurenha conta com um atacante que não tem clube!

Grupos E e F se cruzam nas oitavas. Nessa pré-análise chutaria França e Suíça no E, Argentina e Nigéria no F, nessa ordem. Isso daria França X Nigéria e Argentina X Suíça. O primeiro jogo é uma grande incógnita pra mim por causa do futebol francês. Seria óbvio apontá-lo como vencedor contra os africanos, mas vai realmente depender do que for apresentado por ambos na primeira fase. Já a Argentina vence no papel. Tem todas as armas pra furar a Suíça, mas já vi esse ferrolho fazer estrago.

Nas quartas haverá um cruzamento dos vencedores destes com os vencedores de G e H. Meu chute vai para quartas-de-final eletrizantes com Alemanha X França e Portugal X Argentina, ou seja, Cristiano Ronaldo X Messi!!! Eta!

Nenhum comentário: