quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pré-análise: Grupos A e B (e chutes finais)

O Grupo B será um grupo interessante de se ver. Não só porque cruza com o grupo do Brasil, mas porque as possibilidades de grandes jogos são reais. Logo na primeira rodada, a reprise da final da última Copa entre Espanha e Holanda!

A Espanha é a campeã do mundo e da Eurocopa. Só craque: Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, Fàbregas, Casillas e todos os outros são craques, inclusive o hispano-brasileiro Diego Costa (que nem deve jogar por causa de lesão). Na Copa das Confederações, a Fúria sofreu com o clima tropical. Mesmo não tendo feito muita renovação de elenco, pratica a fina flor do futebol e quer apagar a má impressão deixada. A ideia é que passe em primeiro. Será? Até mesmo na campanha vitoriosa, a Espanha sofreu com resultados magros. Veremos.

A vice-campeã Holanda abre o grupo contra sua algoz. Apesar de ter se classificado com uma facilidade impressionante e ter craques em seu plantel (nosso último carrasco Snejder, Kuyt, Robben e Van Persie), a Holanda não tem feito bons jogos enquanto seleção. Sempre impõe respeito, mas parece que no fim vai morrer na praia (1974, 1978 e 2010).

E, se tenho alguma dúvida com relação a Laranja Mecânica, é por causa do Chile. Essa pode ser a surpresa do grupo, mas nem tanto assim, porque tem feito jogos muito bons em amistosos. As variáveis já citadas podem fazer a diferença para o Chile, transformando-o em segundo (quem sabe, primeiro?) do grupo. É o adversário que mudará toda a conjuntura do grupo. Até porque a Austrália, a pior no ranking das 32 seleções, veio à passeio. Deve ser o "Taiti da Copa das Confederações", ou seja, ganhará o apoio da torcida.

Por isso tudo, atenção: o jogo de abertura pode já eliminar um europeu. Eu acredito no Chile!



Chegamos ao grupo do Brasil e já digo: nos ferramos! O aparentemente tranquilo Grupo A pode ter algumas pedreiras... principalmente na continuação do campeonato.

Ok... acabamos de ganhar a Copa das Confederações em casa, mostrando que queremos esse hexacampeonato de qualquer jeito. A Família Scolari já foi formada e um esquema tático já desponta no horizonte. Só que a pressão de jogar em casa com a torcida brasileira descontente com a política e todo o desenrolar desse evento, pode fazer (muito) mal. Se por um acaso, a gente perder ou empatar um jogo sequer que seja de forma aguerrida e raçuda.

A camisa de piquenique da Croácia já foi quarto lugar na Copa de 1998 e só. Não tem tanta tradição, mas esse ano vem com um excelente time (destaque para Modric, Mandzukic e Rakitic) que tem tudo para surpreender. Acho que seu maior adversário será a temperatura. Caso perca para o Brasil, deve fazer um jogo-chave com o México, que teve muitas dificuldades para chegar à Copa, com troca de técnico e ciúmes internos. No entanto, a tradição mexicana não pode ser deixada de lado. Apesar de ser freguês do Brasil em Copas, o México é um dos adversários mais complicados da nossa seleção em outras competições.

Camarões pode ter vindo aumentar o número de manifestações e greves do país. Problemas políticos internos estão atrapalhando demais o grupo. A estrela Eto'o não se dá com o técnico e até se recusou a jogar. Já ganhamos deles em Copas (na campanha vitoriosa de 94), mas times africanos não podem ser menosprezados.

CAMINHO DURO
Então, o Brasil até pode ser o primeiro do grupo, mas não será nada fácil. O jogo de abertura contra a Croácia é o jogo-chave, por causa do nosso histórico contra o México. Sorte nossa que Mandzukic, o craque croata, não jogará porque foi expulso no último jogo das eliminatórias europeias. Como já disse, o outro jogo-chave é Croácia X México, pois definirá o outro time que irá passar de fase.

Grupos A e B se cruzam e o bicho começa a pegar. Acreditando que o Brasil e Espanha serão os primeiros de seus grupos, pegaremos Holanda ou Chile. Prefiro pegar a seleção chilena (mesmo acreditando neles!) por serem nossos fregueses em Copa. A Holanda sempre faz um jogo pesado contra a gente. A Espanha, então, deve jogar contra a Croácia (pois não acredito muito em uma arrancada mexicana).

Fica até difícil chutar as quartas porque quero muito acreditar no Brasil. Caso passemos de Holanda ou Chile, devemos pegar a Inglaterra (que acredito vencer os elefantes marfinenses). A outra quarta-de-final seria um puta clássico europeu entre Espanha e Itália!

Seguindo os chutes e contando com o Brasil vitorioso, teríamos que vencer a Inglaterra para pegar o vencedor de França X Alemanha na semi-final! Tem tudo pra serem os alemães, então, acho que a nossa Copa termina aqui. Caso sejam os franceses, poderíamos ter uma esperança maior, mas se eles ganharem da Alemanha é porque não vieram pra brincar, não. A outra semi-final deve ser entre Argentina e Espanha, ou seja, Messi X Barcelona!

Agora... já imaginaram se o Brasil passa em segundo e Espanha e primeiro? Isso mudaria tudo, mas continuaria brabo! Acreditando na vitória do Brasil contra os espanhóis nas oitavas, teríamos a Itália nas quartas! Se passarmos... Argentina na semi-final! Ai ai ai... Em compensação, qualquer que seja o caminho para o título, ninguém poderá dizer que fomos favorecidos.

Preparem-se e anote: título fica entre Alemanha e Argentina. Acho que a seleção canarinho corre por fora.

Nenhum comentário: