segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pré-análise: Grupos C e D

O Grupo D é o Grupo da Morte. São três campeões mundiais, sendo que um deles com certeza não passará de fase! Já na primeira rodada, temos um clássico europeu e, quem ganhar, já dá um grande passo para passar de fase.

Sensação sulamericana dos últimos anos (terceiro lugar na última Copa com o melhor jogador - Forlán - e campeão da última Copa América), o Uruguai não tem feito grandes jogos. Foi pra repescagem nas eliminatórias, onde ganhou a primeira partida da Jordânia de 5 a 0, mas depois empatou sem gols em casa! Mesmo sem muitas renovações, o time é bom com Muslera, Lugano, Cristian Rodrigues, Cavani e o ainda lesionado Suárez, mas tem que tomar cuidado. Muito cuidado.

O que falar sobre a Costa Rica? Num grupo desse, acho que eu nem viria. Perdia todas de W.O. porque ia ficar mais barato e menos humilhante. Muita gente fala que o calor vai danificar tanto as seleções europeias que até a Costa Rica pode tirar pontos de um dos grandes. Será? Bom... a seleção costariquenha foi a segunda classificada nas eliminatórias da Concacaf com seu futebol veloz e obediência tática. Aliás, se não fossem eles, o México não seria nosso adversário.

O futebol inglês é o mais rico do mundo. A Inglaterra chega sempre com pompa, porém desacreditada por anos de fracassos. Dessa vez , iniciaram o chororô 6 meses antes da Copa por causa do clima (vão jogar em Manaus) numa tentativa de justificar suas possíveis fracas atuações. Nem as famosas casas de apostas acreditam. Mas eu não sei não... não descartaria assim tão rápido. Estão treinando com roupas pesadas para suportar o calor e fazem amistosos com seleções centro-sulamericanas. Possui uma geração de excelentes jogadores que querem mostrar (finalmente) seu potencial internacional, como Rooney, Lampard, Gerrard e outros, mas precisa formar um time.

Já a Azzurra vem pra tentar o título depois de ter saído na primeira fase em 2010. O time da Itália é muito bom (alguns são campeões de 2006) e não teme os adversários. A segunda fase deve estar garantida e até mesmo em primeiro lugar. Uruguai e Inglaterra devem disputar a outra vaga. O interessante é que, apesar de ser um Grupo da Morte, as três principais seleções costumam ser instáveis na Copa do Mundo, com alguns lampejos mas muitas falhas. Se a Costa Rica tirar ponto de alguém, esse alguém pode dar adeus.

Todo o Grupo C é uma surpresa, principalmente pela Colômbia ter sido cabeça-de-chave por critérios da Fifa. São estilos de jogo tão diferentes que até prever algo fica complicado.

O futebol colombiano realmente tem mostrado um futebol interessante, mas os desfalques podem ser fatais (ah Falcão...). Mesmo assim, acredito que deve disputar uma das vagas para a fase seguinte.

Apesar de ter ganho uma surpreendente Eurocopa na vida, tenho a impressão que a Grécia virá à passeio. A falta de tradição e o clima devem matar os gregos que, pelo menos, terão iogurte para comer por aqui (piada infame para um país lindo!).

Por conta dos desfalques colombianos, creio que a Costa do Marfim se tornou a grande força do grupo. O meio-campista Yaya Touré e o atacante Drogba regem o time dos elefantes que já tem alguma experiência em Copas, mesmo nunca tendo passado para a fase seguinte. A chance é agora. Mas o sinal de alerta está ligado: chegaram pela repescagem e perderam um amistoso pra Bósnia.

O Japão pode ser a pedra no sapato do grupo. Foi classificada para a Copa com duas rodadas de antecedência. Tem evoluído em tática e técnica, mas correm grande risco de se perder no calor. Acho que será a seleção-chave do grupo, ou seja, a que todos precisam ganhar para ter alguma pretensão.

Grupos C e D se cruzam nas oitavas. Como disse, esse vai ser difícil de chutar por causa da imprevisibilidade do grupo C, mas, nessa pré-análise, aposto no calor do C e nos europeus do D, ou seja, passam Costa do Marfim e Colômbia e Itália e Inglaterra, nessa ordem (o que seria ótimo, pois eliminaria a chance de um novo Maracanazzo). Isso daria Costa do Marfim X Inglaterra e Itália X Colômbia. E novamente fico sem saber o que chutar. Já disse que tenho tendência a apostar nas seleções europeias, mas não vai ser fácil.

Nenhum comentário: