sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Copa do Mundo na América está se tornando a Copa da América para o Mundo?

Não... futebol não são 22 homens correndo atrás de uma bola. Futebol é muito mais. E essas são as razões do futebol ser tão incrível:


O que dizer da Costa Rica, a seleção que está impressionando, surpreendendo e derrubando bolões? Time veloz, organizado e sem medo. E o que dizer da Itália? Apática, sem criatividade e perdida. Poderíamos dizer "quem não faz leva", pois Balotelli perdeu dois gols. Mas já disse Jean Cocteau: "não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"


E o Grupo da Morte agora está matando quem se menos espera: a Inglaterra está fora da Copa do Mundo! Costa Rica classificada para as oitavas! Agora a imprensa está tentando justificar isso como se soubesse que isso iria acontecer, mas duvido que alguém tenha imaginado esses resultados! Itália e Uruguai farão um jogo fatal na última rodada para ver quem fica com a outra vaga, enquanto a Costa Rica pode relaxar contra a Inglaterra!


Assumo que eu duvidava da França por sua irregularidade e por ter vindo pra Copa depois de uma repescagem braba na Europa. Claro que numa chave como essa a chance de pegar uma vaga era fácil, mas não imaginava uma goleada de cinco (na Bahia, palco de todas as goleadas dessa Copa até agora, com média de mais de cinco gols por jogo!). Tudo bem que a Suíça entregou o jogo logo no início e só fez dois gols porque já estava no fim com os franceses brincando em campo. Acho que essa campanha pode empolgá-los e levá-los longe. Já a Suíça fez seu papel na primeira rodada: ao ganhar do Equador, sabia que poderia perder para a França, pois faria seu último jogo com a fraca Honduras. By the way: tem cada golaço nesse jogo...


E a tal fraca Honduras não deixou barato, não. Começou vencendo e pressionando o Equador. Mas os equatorianos tem um time mais experiente. Nem deixaram os hondurenhos comemorarem e logo empataram. No segundo tempo, colocaram pressão e fizeram o segundo. Mas o jogo não foi bom no geral... tipo segunda divisão ou repescagem da Libertadores de tanta pancada. A torcida equatoriana estava em peso, mas a torcida brasileira sempre se apieda dos mais fracos e torce pra eles, garantindo uma espetáculo nas arquibancadas.


Com esses resultados, França já se garantiu nas oitavas, mas na última rodada fará um jogo duro com o Equador, que precisa vencer pra passar e torcer para Honduras tirar pontos da Suíça. Caso os suíços vençam, o saldo ainda pode colocar os equatorianos nas oitavas. Presume-se que os europeus vão ficar com as vagas desse grupo, mas está difícil pacas prever alguma coisa nessa Copa! Assim que é bom!

Nenhum comentário: