terça-feira, 17 de julho de 2012

Ainda um herói popular

Em 2002, fomos agraciados com a chegada do Homem-Aranha aos cinemas (Spiderman, 2002). Tobey Maguire interpretou um Peter Parker perfeito e o universo do herói começou a montado na telona. O sucesso deu origem a duas sequências em 2004 e 2007 de equivalente sucesso.

Dez anos depois (mas só cinco do último filme), conhecemos uma nova versão do aracnídeo com O Espetacular Homem-Aranha (The amazing Spiderman, 2012). Não sei se era necessário um reboot tão cedo... Mas, com isso, ganhamos material para comparação, mesmo que o filme original tenha todo o status de seu pioneirismo.


Pra mim, o melhor filme de origem do Aranha seria a mistura dos dois. Em 2002, temos uma história bem mais fiel aos quadrinhos, com um Peter nerd, a transformação no herói, as lutas por dinheiro, a briga com o Tio Ben, em seguida a morte do personagem e a vingança por culpa. De 2012, acrescentaríamos os lançadores de teia (nada de dedos com garrinhas), a construção do uniforme e todo histórico misterioso da família Parker.

Sobre o personagem em si, mesmo que a figura longilínea de Andrew Garfield se assemelhe bem mais com os desenhos, Tobey Maguire já havia firmado uma cara cinematográfica para Peter. Além disso, o novo filme é teen e cool demais, para um nerd inveterado, mas também é bem mais denso nas cenas dramáticas. Andrew tem chance de evoluir bem num próximo filme.

Ignorem a Gwen Stacy que aparece no terceiro filme da primeira trilogia, interpretado por Bryce Dallas-Howard. A Gwen Stacy de Emma Thompson engole tanto ela quanto a insossa Kirsten Dunst, que deveria ser uma modelo sexy internacional e não chega nem a garçonete gostosinha. É outra que tem chance de ir muito bem numa sequência, considerando os arcos clássicos nas HQs.

Nos dois filmes, a história gira em torno de pesquisa genética, mas os vilões são diferentes: o Duende Verde em 2002 e o Lagarto (Rhys Ifans) em 2012. Apesar de ter ficado um tanto quanto descaracterizado, o Duende é bem melhor como vilão do que o Lagarto-humano. Não gostei da construção do réptil, principalmente da cara. Nos quadrinhos, o persongaem tem cara de lagarto mesmo.

Agora... no novo filme, regojize-se com os lançadores de teia. As cenas de luta e de balanço pela cidade são incríveis (e até valem o 3D!)! Acertaram em todas as cenas de utilização do aparelhinho e nada de teias que grudam no vento (como acontece em todos os filmes da primeira trilogia). Um pena que não vimos alguma cena com o fluido de teia acabando, porque seria bem característco do "azar" que nosso herói costuma enfrentar.



Nem tão espetacular como o título (por causa de algun vários furos na história), acredito que esse novo Homem-Aranha tem chance de boas sequências e interações com o resto do universo cinematográfico da Marvel. Aguardemos!

Nenhum comentário: