terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dama de todos os metais

Ninguém decide ir ao cinema ver Dama de Ferro (The iron lady, 2012) para saber mais sobre Margareth Tatcher ou sobre a história recente da Inglaterra. Todos querem ver Meryl Streep. E vale qualquer centavo.

O filme retrata a ex-primeira ministra inglesa (hoje com 86 anos) como uma senhora semi-senil, solitária e cercada de auxiliares mais empenhados em vigiá-la do que acolhê-la. Despojada de sua glória, esta senhora fragilizada (difícil não se sentir penalizado diante da interpretação de Streep) tem pouco mais a fazer do que recordar o passado, discutindo com o fantasma de seu marido Denis (Jim Broadbent). O foco do enredo, então, está na humanização dessa polêmica personagem, que governou a Inglaterra entre 1979 e 1990, notabilizando-se por uma defesa estrita do monetarismo, da privatização, da flexibilização do mercado de trabalho e cortes de benefícios sociais, eliminando até o salário mínimo e entrando em guerra com a Argentina pelas Ilhas Malvinas/Falklands.



Maggie pode ter sido a Dama de Ferro do mundo na década de 1980, mas Meryl Streep é a Dama de Ouro, Platina, Chumbo, Aço... quaquer metal que você pensar, ela é capaz de transformar em nobreza. Ela é foda como Julia Child, como Irmã Aloyisis, como tudo que faz. Ela é PHODA e ponto final. Com PH mesmo.


PS.: Vale o destaque para a maquiagem. Não só a dentadura e o cabelo, mas a personagem em idade avançada está perfeita. O movimento do rosto, das rugas... soberbo.

Nenhum comentário: