terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vela Verde

Foi assim que me senti depois de sair do filme Lanterna Verde (Green Lantern, 2011): nada iluminado... O filme é ruim e a crítica já avisava isso. Vou tentar explicar através das atuações.

Ryan Reynolds é o Deadpool no filme do Wolverine e não o Lanterna Verde/Hal Jordan. Ele é piadista demais, tem uma cara de bobo que não convence como super-herói. Parece que foi escolhido por ter um corpo malhado e só. Aliás, isso era exatamente o que se achava do Chris Evans em Capitão América, mas esse boboca se saiu muito melhor. Você poderia até dizer que isso só vale pra quem conhece os quadrinhos... ok... mesmo assim, ele está péssimo.

Blake Lively até se impõe como Carol Ferris, o interesse romântico/mulher independente, mas ainda não chegou lá como atriz. Tim Robbins e Angela Basset deveriam se perguntar o que estavam fazendo ali em uma ou duas cenas péssimas. Todo mundo anda falando muito sobre o maravilhoso Mark Strong como Sinestro, mas, na verdade, ele só se sobressai porque todo o resto é ruim. Nivelando por baixo, ele se destaca, mas tem pouquíssimos cenas. A mais empolgante cena dele não tem fala e acontece no pós-créditos... precisa dizer mais?


Preciso: os dois personagens mais interessantes são de computador. Tomar-Re (voz de Geoffrey Hush) e Killowog (voz de Michal C. Duncan) são as únicas coisas nesse filme que faz você querer que tenha uma sequência para que eles apareçam mais. Inclusive, esse filme ficou com jeito de péssimas preliminares que gritam por uma partida oficial empolgante. Peter Sarsgaard faz o vilão Hector Hammond muito melhor do que Sinestro, mas seu personagem foi jogado para escanteio por causa de um Parallax enxertado da maneira errada no roteiro.


Então, vamos falar do roteiro? Ninguém se surpreende com um herói verde voando ou se assusta com aliens? E alguém consegue me explicar como você vai pra outro planeta, se mistura instantaneamente com alienígenas e treina para ser o protetor da Via Láctea INTEIRA em duas cenas? Será que o diretor não sabe fazer cenas de passagem de tempo (veja a abertura de créditos de Wolverine, querido!)? Como se cria 3600 protetores universais que não conseguem pensar em matar um vilão TÃÃÃÃÃO poderoso e um humano atrasado faz isso em 5 minutos? Fica claro que era preciso condensar toda a origem em duas horas e ainda botar uma açãozinha no meio, mas os dois falharam.

Lanterna Verde é um filme pós-Batman Begins com cara de pré-Batman Begins. Entenderam? Dizem que a nova série cinematográfica do Homem-Morcego redefiniu a forma que os super-heróis deveriam ser encarados na telona, pois antes eles eram muito pueris e infantilizados (vide Batman Eternamente), apelando para efeitos e cenários, e esquecendo das boas histórias.

É isso. Vá ver, mas não espere absolutamente nada. No máximo, por um próximo filme melhor.

Nenhum comentário: