domingo, 11 de julho de 2010

Olé!

Brigam Espanha e Holanda / Pelos direitos do mar / O mar é das gaivotas / Que nele sabem voar / O mar é das gaivotas / E de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda / Pelos direitos do mar / Brigam Espanha e Holanda / Porque não sabem que o mar / É de quem o sabe amar.

(Leila Diniz)

Caiu a invencibilidade da Holanda na pior hora possível... pra eles! Porque era pra ter caído antes. Não gostei do futebol deles, nem contra o Brasil, nem contra o Uruguai. A Espanha também não veio jogando o futebol que todos esperavam durante a Copa, mas era ofensivo e determinado. Confesso que me lembrei do Brasil de anos anteriores recentes. Aliás... por uns instantes, achei que tivesse voltado a 1994, final Brasil e Itália...

Primeiro tempo ruim, amarrado... como eu esperava. A Holanda veio para praticar o anti-jogo, com faltas grotescas capitaneadas por Van Bommel, o "Felipe Melo de laranja"... só não sei como conseguiu ficar numa partida inteira durtante a Copa. Deve ter algum esquema com os juízes. Aliás... a Holanda foi a seleção mais violenta de toda a Copa! Mas também veio com um excelente esquema adiantado de marcação que impedia as jogadas espanholas. A Espanha fez o que sabe fazer e manteve o jogo no controle, mas com uma defesa fraca, capaz de dar nos nervos com lances bisonhos. E a tática espanhola de afunilar e tentar entrar pelo meio da defesa holandesa (como Robinho fez) não funcionava.

Segunto tempo igual, com os goleiros fazendo defesas incríveis e segurando o placar nulo para a prorrogação. Robben perdendo chances absurdas... Iniesta dando um último toque errado. Na prorrogação, os cartões amarelos do primeiro tempo regulamentar fizeram efeito: uma expulsão e a Espanha teve seu caminho aberto para a vitória. Mas não foi fácil, não. Foi só no segundo tempo com um gol de Iniesta, que arrancou um grito furioso entalado na garganta. Casillas merecidamente levou a Luva de Ouro de melhor goleiro da Copa.



HA!!! Forlán levou a Bola de Ouro de o melhor da Copa!!! Não podia ser outro! Robben é jogador de um drible só e perdeu jogadas incríveis na final. Sneijder não fez nada de interessante hoje. Xavi também não... aliás, parecia o Zinho de 94: gira, gira, encera, encera e nada. Iniesta seria o único capaz de tirar o título, ainda mais com um gol de título mundial... mas no conjunto geral, Forlán carregou uma seleção inteira nas costas, enquanto Iniesta dividiu essa função. Orgulho celeste!

Thomas Mueller levou a revelação e acabou levando a Chuteira de Ouro de artilharia! Haviam quatro jogadores com 5 gols: Villa (Espanha), Sneijder (Holanda), Forlán (Uruguai) e Mueller (Alemanha). Mas Mueller tinha mais assitência ao gol, que é o critério de desempate! Parabéns ao jovem jogador que mostra ao mundo a força da juventude em um campeonato desse porte.

Nenhum comentário: